segunda-feira, 22 de março de 2010

Avisos paroquiais e reflexões

 É que lendo o comentário da Carol Liôa no último post sobre tattoo no olho uma preocupação me veio à tona. Tatuar o globo ocular tem seus riscos, se bem que o Howie tem muito estudo e formação a ponto de eu considerar o cara bem melhor que muitos médicos/cirurgiões plásticos espalhados por aí... só que por melhor que seja o profissional, acidentes acontecem e algumas respostas do nosso organismo são inesperadas.
Manter o olho em uma posição forçada já deve ser bem incômodo, ainda mais injetando tinta sem q vc consiga ver (óbvio! rs) o q tá acontecendo... acho q o olho ficar inchado deve ser normal, pela própria natureza da manipulação de uma parte sensível do corpo... mas eu fiquei pensando na substância usada pra fazer a tinta... por mais orgânica que se faça a mistura, a pigmentação não tem muita variedade química; as substâncias que definem a cor costumam ser específicas (veja o post sobre preparação de tintas para tattoo) e algumas cores tem tendência a maior reação por parte do nosso organismo - por exemplo as tintas laranja e vermelha que são mais tóxicas... fiquei imaginando: vai que o cara que resolve tatuar o olho de vermelho tem uma reação alérgica? é cegueira na certa.... rezemos pra que isso não aconteça tão cedo, neam?! rs mas é um risco bem real...

Fechando a série

Eu devia ter postado no final de semana, mas complicou... eu não gosto de imprevistos mas ao invés de chorar sobre merdas passadas que não voltam ao cu é melhor eu trabalhar, neam?!

Recaptulando: no Brasil, os desenhos tem um significado geral, para identificar os crimes do indivíduo. Outras tattoos bem populares são frases e desenhos religiosos e nomes de pai, mãe, filho, namorada(o)... sinceramente, não tenho conhecimento de tatuagens que identifiquem comandos ou facções (seria bem interessante um estudo voltado pra essa área, se é que existem essas tattoos específicas).

Quanto àquelas que revelam os crimes, segue aí uma tabela:

Nas prisões dos Estados Unidos me parece que o assunto é tratado com toda uma preocupação concernente às gangues, provavelmente o maior problema do sistema prisional norte-americano. Mega organizações como a Mara Salvatrucha literalmente mandam nas cadeias e são responsáveis por altos índices de assassinato dentro delas. As tattoos servem para mostrar o estilo de vida do indivíduo, a qual gangue ele pertence e até qual é sua posição dentro da mesma; apesar de a punição em confinamento ser das mais longas (pode chegar a anos), as tatuagens são mostradas com orgulho e simbolizam uma verdadeira devoção - quanto mais detalhada, mais arriscado foi para fazer a tattoo.


No caso de indivíduos pertencentes a gangues minoritárias dentro das prisões, como é o caso dos que acreditam nas supremacias de raça (a maior delas é a chamada "Supremacia Branca"), rola uma solidariedade maior; por serem poucos em comparação a negros e chicanos, os brancos preferem se unir e deixar diferenças entre suas facções de lado. Acho que as tattoos desses indivíduos são as mais conhecidas e reconhecidas por quem está de fora: cruzes de ferro, cruzes dobradas (apesar de chamarmos todas de suásticas, este não era o nome usado pelos nazistas, que identificavam sua suástica própria pelo nome "cruz dobrada), frases de impacto e desenhos nórdicos em geral. Uma maioria desse pessoal também é satanista, entre eles os demônios e os pentagramas bombam também rsrs

Links para quem quer saber mais (em inglês):