quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

E um pouco sobre pintura

Por incrível que pareça, os quadros de artistas contemporânenos são mais realistas que os daqueles que conhecemos principalmente dos livros sobre o Renascimento. É por isso que o conceito de "ulta-realismo" (ou ultrarrealismo, de acordo com o novo acordo ortográfico e blá-blá-blá) só passou a ser realmente utilizado para a pintura contemporânea, apesar de pintores como Gustave Coubert também receberem (merecidamente) o título.
Aqui vão trabalhos neste estilo que vai além do realismo feitos por um carioca chamado Renato Meziat, que expõe suas obras em galerias pelo mundo todo! Ele se utiliza de uma técnica conhecida como Trompe-l'oeil que, em francês, significa algo como "enganar o olho" ou "engano do olho", aquele efeito causado pelos desenhos de perspectiva, como se o objeto estivesse localizado em um local que, na verdade, não está ou, para tentar facilitar, como se o objeto estivesse numa terceira dimensão quando na verdade ele está na segunda, o plano. A forma como os artistas ultrarrealistas conseguem tais efeitos é inacreditável!



Cabeça ruim

O segundo eu podia jurar que já tinha postado aqui, mas a busca num tá dando resultado nenhum! Bom, se o nome não é inédito, as tattoos são... Aleks Punk é vocalista da banda Calibre 12 e atualmente tatua em vários estúdios da capital de Sampa, um deles é o do mestre, Don Rodrigues Tattoo. Eu tô acostumada a ver fotos do Aleks desde 19-e-eu-descobri-a-tatuagem, alguns trabalhos, mas a evolução do cara é admirável!







Tattoos brasileiras

Então, vamos aos artistas! Ambos paulistas, o primeiro é Rafael Cassaro, do Arte Sana, de Santo André.







Natal sem grana

É assim que vai ser o meu pelo visto; ainda bem que podemos baixar coisas de graça pela internet e nos entretermo-nos ¬¬
Enfim, eu já falei aqui do Almanaque Digital de Tatuagem e uma coisa que me chamou a atenção neste último número foi que a qualidade dos trabalhos publicos aumentou bastante - pagar R$8,90 pra ver dezenas de trabalhos medíocres é o que mais me incomodava na revista "física"... e só pra constar, eles voltaram com o extinto nome "Tatuagem Arte & Comportamento", uma revista que ficou no mercado por um bom tempo, era relativamente melhor que a "Metalhead Tattoo", mas, não sei por qual motivo, parou de ser vendida... mas o que ela tinha de bom eles não colocam mais: UMA GRANDE SEÇÃO SOBRE BODY PIERCING.