terça-feira, 30 de junho de 2009

Assunto novo

Fiquei um tempo sem postar no blog, mas hoje vou falar sobre um assunto novo, que ainda não havia aparecido aqui: scarification ou, simplesmente, scar (em inglês, "cicatriz").

Infelizmente, essa prática é pouco difundida por ser, em alguns países, considerada mutilação, chegando a configurar crime previsto por lei.
Outro fator que deixa a scar em segundo plano é a dor - porque essa, sim, dói em qualquer circunstância; menos ou mais, dói de verdade e sangra tanto que a sala onde o procedimento é feito fica tomada por um cheiro doce de sangue que pode inclusive causar enjôo nos estômagos mais fracos.
No Brasil, até existe a tal lei contra mutilação, mas... guardada na gaveta há tanto tempo que ficou desconhecida, nós já vemos por aí artistas que se divulgam como "scarificadores", ou, num nome mais bonitinho, scar artists; o ápice, aqui no Brasil, da scarificação é um evento que ocorre desde 2006 chamado CONSCAR, uma convenção em pequena escala que reúne artistas e adeptos.

Nos Estados Unidos, onde o público já é um pouco maior, acontece o Scar Wars (eu acho esse nome genial!), um encontro dos melhores artistas do ramo, que se juntam em colaborações enormes e inacreditáveis! Confira, abaixo, algumas fotos, que eu tirei do BME!






Eu sou suspeita pra falar de scarification porque é uma das práticas que mais gosto e, como modificação complementar, é de longe a minha favorita. Eu falo em complementar pois, com o surgimento do implante e do microdermal, é comum a escolha destes adornos para dar um efeito 3D na tatuagem, mas acho que nenhum deles o faz como a scar, que tem um poder de, literalmente, texturizar a pele; para os fãs de biomecânico e biorgânico é um prato cheio!

E, a partir de agora, vou colocar, de vez em quando, alguns scar artists por aqui, para meu próprio deleite hehehe
Espero que gostem também!