sábado, 14 de março de 2009

De volta às pinceladas


Já tem um tempo que não posto sobre pintores especificamente, e hoje resolvi apresentar mais um desses gênios que permeiam as mentes alternativas e são famosos quase que somente nesse submundo da arte lowbrow.
Quero mostrar-lhes a pintura do polonês Zdislaw Beksinski, nascido em 1929 e falecido em 2005. O próprio descrevia seu trabalho como barroco e gótico, mas, considerado surrealista pelos críticos, deixou de exibir muitas de suas imagens por considerá-las muito pessoais. Em 1990 ele descobriu o mundo da manipulação digital e se dedicou a esta até sua morte. Tudo que foi feito antes disso, é puro trabalho manual, seja de pintura a óleo ou de montagem fotográfica. Seu website, atualmente, é mantivo pela Belvedere Gallery, uma galeria de arte canadense onde está a maioria de seus quadros.











Por incrível que pareça, as únicas fotos que sofreram algum tipo de edição digital são as que coloquei à esquerda... a primeira foto e as demais centralizadas, apesar de mais parecerem vindas de um artista 3d extremamente paciente e conhecedor de seus recursos, são todas pinturas a óleo!... mesmo porque Beksinski nunca trabalhou com softwares muito sofisticados, e fez trabalhos bem simples no pc...